quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O que o Word e Excel significa para o pacote Office

Creio que não exista quem não conheça ou quem nunca tenha ouvido falar do pacote Office da Microsoft.
Este pacote vem mudando muito durante os anos, sempre incluindo alguns aplicativos, retirando outros e mudando o nomes de alguns. Mas, dentre eles, pelo menos 2 são o coração de todo o pacote, o Microsoft Word e o Microsoft Excel.
O Microsoft Word, desenvolvido por Richard Brodie para computadores IBM PC com o sistema operacional DOS em 1983, trazia significativas ideologias de confecção de documentos do qual herdou do Bravo, um editor de texto desenvolvido pela Xerox PARC.
Antes do Excel, a Microsoft desenvolveu um software de planilhas eletrônicas chamado Multiplan em 1982. Este software era popular em sistemas CP/M, mas não era bem aceito no sistema da própria Microsoft, o MS-DOS, que na época era dominado pelo software Lotus da IBM.
Então, em 1985, foi lançado o Excel para Mac. Seu estouro ocorreu em 1987, com o lançamento da plataforma gráfica Windows.
Com a grande aceitação do Windows, o Microsoft Excel aos poucos foi tomando conta do mercado dominado pelo IBM Lotus.
A consagração veio em 1993 quando o MS Excel foi incluído ao pacote Office, que já trazia o MS Word desde 1989.
Estes dois são unanimidade no pacote Office (tanto é que na versão 2007, o pacote para estudantes vem apenas com os dois mais o Power Point e o OneNote). Isso também explica o resultado da enquete de nosso site que dava como aplicativo de escritório favorito o MS Word com 50% dos votos, e o MS Excel com 29,2%.
Atualmente, existem outros aplicativos que também concorrem no mercado do Office, como o Corel WordPerfect, o Ability e inclusive versões opensource como o BrOffice.
Mas algo que ninguém tem dúvidas, é a tamanha importância que damos a estes aplicativos, pois é muito difícil imaginar nossos computadores sendo produtivos sem eles.
Tanto é que eles viraram entidades, pois quantas pessoas escutamos perguntando se alguém tem um processador de textos ou em editor de planilhas eletrônicas. Geralmente, quando alguém pergunta, diz logo: "Você tem Word?" ou "Você tem Excel?".

referências: Wikipédia e IDG Now

Nenhum comentário: