sexta-feira, 21 de março de 2008

O Museu da Internet

Quem estava aqui nos primórdios da internet? Eu estava.
Naquele tempo Internet Explorer estava apenas engatinhando e o browser que mandava era o Netscape. E, logicamente, haviam outros browsers tentando ganhar uma área ainda pouco explorada como o Picture in Picture e o melhor que tinhamos em questão de programas mensageiros era o ICQ.
Garanto que muitos de vocês nem se quer ouviram falar disso, pois nasceram na geração Orkut e MSN com animações em Flash de alta resolução.
No Gênesis, as páginas da internet eram horríveis e não tinham como ser de outro jeito por várias questões, talvez a principal fosse realmente a técnica.
Na época em que um bom computador era um 486DX (quando eram pontas de linha chegavam a incríveis 100Mhz), 8 Mb de RAM, mais alguns Megabytes de HD, um fax/modem no qual o top de linha quase não alcançava 28 kbps, uma página não poderia ter muitas imagens e quando tinham eram de baixa resolução. Em questão de cores, eram piores ainda. As imagens eram todas destorcidas pela falta de resolução e profundidade de cores. Os monitores tinham uma resolução de, aproximadamente, 640x480 pixels. Quem, por sorte ou por muito dinheiro, tinha um Mac ainda conseguia chegar a 16 bits de cor.
Essa foi a Época de nascimento de muitos gigantes como Yahoo!, América Online, Amazon.com ... e para quem estuda design, evolução de tecnologia ou simplesmente tem curiosidade de saber como era a internet no começo, há um site bem interessante, o Internet Archive.
O que eu chamo de Museu da Internet é um site que funciona em conjunto com várias outras bibliotecas virtuais (a maioria dos Estados Unidos) que mantém a hístoria de vários sites, tal como suas páginas, armazenada para estudo.
Como exemplo, aqui abaixo há um link da página do Universo Online - a 1ª versão que data de 26 de Dezembro de 1996, há mais de 10 anos atrás:

1ª versão do Portal do UOL

Além desse, há vários outros não só dos Estados Unidos como, também, muitos do Brasil como Submarino, Baixaki, Fliperama entre outros.

Nenhum comentário: