sexta-feira, 20 de março de 2009

Internet Explorer 8 - Mesma aparência, mas de coração novo

Finalmente saiu a versão final e oficial do Internet Explorer 8. Sua aparência continua a mesma, mas sua engine está diferente.

Nós podemos fazer o download diretamente pela página da Microsoft.

http://www.microsoft.com/windows/internet-explorer/worldwide-sites.aspx

O programa é de instalação fácil e rápida. Ele apenas irá pedir para reiniciar o computador antes que possa ser utilizado.

Já no momento da inicialização do Internet Explorer 8 podemos ver que é bem configurável, pois já podemos optar em ativar as sugestões de sites, usar as configurações expressas ou configurar item por item manualmente.

O Internet Explorer 8 vem com o conceito de maior compatibilidade com os padrões web standard, mas se algum site ficar fora de alinhamento ou ficar com aspecto esquisito nós podemos renderizar a página como se fosse uma versão mais antiga do Internet Explorer apenas clicando no ícone "Modo de Exibição de compatibilidade" () que aparece ao lado direito da barra de endereço. Também é possível manter uma lista com todos os sites que devem aparecer sempre no Modo de Exibição de Compatibilidade. Para isso, basta clicar no menu Ferramentas e depois na opção Configurações do Modo de Exibição de Compatibilidade.

Além disso, o Internet Explorer 8 também implementou uma solução parecida com a do Google Chrome. Ele trata cada aba como um processo diferente, o que torna o Internet Explorer 8 levemente mais rápido na navegação entre abas e o mais importante: se, por acaso, uma das abas falharem, o usuário não será obrigado a fechar todas as outras abas, pois elas agora trabalham independentemente.

Outros recursos do Internet Explorer 8 são o SmartScreen que é uma mescla de firewall e filtro anti-phishing mais poderoso, que impede que consigamos entrar em sites que instalam arquivos maliciosos ou roubam informações pessoais de nosso PC, e pode ser ativado ou desativado quando quisermos;

Também em questão de segurança, o Internet Explorer 8 criou uma solução para quem usa computadores públicos, como em escolas, faculdades, telecentros, lan houses, etc. para uso de informações pessoais, tais quais, e-mails, compras on-line, orkut, etc. Para que os dados não fiquem gravados no computador, deixando um grande rastro de onde e o que foi visitado, é possível ativar o recurso InPrivate.

O InPrivate faz com que o Internet Explorer não crie um histórico do que foi visitado, não grava os arquivos na pasta temporary internet files, não grava dados de formulários e os cookies para manter a sessão não ficam armazenados no HD fazendo com que não fique nenhum traço de onde nós estivemos.

Para ativar o InPrivate, basta abrir uma nova aba clicando no menu segurança e depois em Navegação InPrivate, ou apertar as combinações de tecla Ctrl+Shift+P.

Se quisermos uma proteção ainda maior, podemos ativar a filtragem InPrivate, que previne inclusive que códigos acoplados de sites de terceiros (exemplo: vídeo de youtube em um site que não é o youtube.com) obtenham informações nossas. Para ativar é só clicar no menu Segurança e depois na opção Filtragem InPrivate, ou as teclas Ctrl+Shift+F;

Uma medida simples trazida pelo Internet Explorer 8 é o agrupamento de abas, pois agora, cada vez que abrimos uma nova aba que provém de outra, ambas são preenchidas com uma cor semelhante. Dessa forma, sempre sabemos de qual aba se originou a aba que estamos visualizando;
Localizador integrado no Browser dá uma melhora substancial na antiga janelinha de busca de palavra no site. Agora, o resultado aparece no momento que digitamos e ao lado o total de ocorrências na página inteira;

O Internet Explorer 8 possui uma nova engine de JavaScript que possibilita o carregamento mais rápido de páginas que utilizam Ajax;

As sugestões de busca também passaram por uma remodelagem e agora possuem sugestões melhores e, principalmente, sugestões visuais. Isso com certeza irá agradar aqueles que querem procurar alguma foto na internet ou até mesmo ver como é a aparência de algum produto sem ter a necessidade de entrar em um buscador diretamente.

Por falar em necessidade, algo muito interessante do novo Internet Explorer é o recurso "Acelerador", que facilita tarefas corriqueiras. Por exemplo, vamos imaginar que nós temos um e-mail do Gmail e queremos enviar um E-mail para um contato de um site qualquer. Se este site não tiver um formulário de contato, então, consequentemente, teríamos que:
  1. abrir uma nova aba
  2. entrar no Gmail
  3. entrar no editor de mensagem
  4. voltar para aba onde está o endereço de e-mail
  5. copiar o endereço de e-mail
  6. voltar para a aba do Gmail
  7. colar o endereço de e-mail no destinatário do Gmail.
Com o recurso Acelerador do Internet Explorer 8 apenas selecionamos o endereço de e-mail que está no site, então, irá aparecer um ícone ao lado da seleção, quando clicarmos nesse ícone haverá a opção Enviar usando Gmail. Pronto! A única coisa que teremos que fazer será logar no Gmail. E não é só isso, existem muitos provedores de serviço que funcionam da mesma forma (selecionar a palavra e clicar no ícone do Acelerador), como por exemplo, o procurar no Google Maps, Pesquisar no Yahoo!, Pesquisar no Live, Enviar usando Hotmail, Blogar com o Blogger, Procurar no Wikipédia, Pesquisar no YouTube, etc.

Outro recurso novo é o WebSlice. O WebSlice é como se fosse uma mescla de favoritos e feeds RSS, mas apenas de um pedaço do site, não do site inteiro. Por exemplo, podemos adicionar um WebSlice de um pequeno quadro de informações do tempo do Yahoo!, então, sempre veríamos diretamente aquele pedaço do site, mas não o Yahoo! inteiro. O problema é que o site deve ser adaptado a isso, ou seja, ainda não existem muitos sites que possibilitam este recurso, inclusive o Yahoo!.

Portanto, esta é a aposta da Microsoft para reconquistar o mercado que há algum tempo vem perdendo.

Então, para quem tem o Internet Explorer 7, recomendo que faça o download e quem tinha perdido a esperança com o Internet Explorer, creio que vale a pena testar para conferir algumas novidades interessantes como WebSlice e o Acelerador.

5 comentários:

Piu disse...

A Microsoft está tentando reconquistar o mercado de browsers mas vai ser dificil...
A muito tempo os usuarios deixaram de usar o IE e partiram para usar outros navegadores, quem jah parou de usar o IE dificilmente voltará a usar...

Anônimo disse...

Bom Blog, sera que a Microsoft ganha da Mozilla? Acho que naum...rsrs. Ainda mais agora que a Microsoft assumiu um bug no IE8

Anônimo disse...

Gosto de todos navegadores, agora o que mais uso e adoro é o ghome da google. Esse até agora é imbatível, depois dele vem o IE e Firefox

Victor disse...

parabens pelo blog

thiago_bueno95 disse...

O Internet Explorer, evolui a passos lentos, mas é complicado para a Microsoft competir com os outros navegadores que existem, mas ainda pode ser que torne-se um navegador melhor e daqui a algum tempo esteja a altura dos outros navegadores.